Os partidos PSB e PDT, depois de terem perdido espaços no Congresso Nacional após as eleições de 2022, estudam a possibilidade de unir forças através da composição de uma federação.
A ideia era unir os dois partidos para saírem fortalecidos para as eleições de 2024 e 2026.
O PSB reunirá sua Executiva nacional nesta quinta-feira (09) e apresentará formalmente a possibilidade de se juntar ao PDT por, no mínimo, quatro anos. Entre os pedetistas, o movimento tem recebido sinalizações positivas.
Os dois partidos já concordaram em formar um bloco na Câmara Federal, que somará 31 deputados, sendo 17 do PDT e 14 do PSB. A federação teria ainda sete senadores.
Vale lembrar que no campo da esquerda duas federações foram efetivadas no ano passado: PT, PCdoB e PV, de um lado, e PSOL e Rede em outra iniciativa.
O detalhe é que no Maranhão, caso a federação seja efetivada, teremos novamente uma união entre o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o governador Carlos Brandão, e o senador Weverton Rocha. Os dois primeiros estão no PSB, enquanto que Rocha comanda o PDT no estado.
Os três eram aliados, mas as eleições de 2022 criou uma ruptura, deixando PSB e PDT em lados opostos no Maranhão.
É aguardar e conferir.
Faça seu comentário
0 Comentários